Pode parecer uma dica boba, mas ainda vejo muita gente por aí que não se deu conta disso. Mantenha os braços junto ao corpo: isso vai lhe proporcionar a firmeza necessária para segurar a câmera e evitará que a foto saia tremida.
2- Opte por um fundo simples :
Se você pretende fotografar uma árvore, e ao lado dela aparece um grupo de pessoas (que você sequer conhece), um bote, ripas de madeira... enfim, se tudo isso aparecer em sua foto, ficará difícil saber que o tema principal da cena era na verdade a árvore.
Não estou dizendo que você precisa enquadrar apenas a árvore: se ao lado da árvore houver um lago ou qualquer coisa que você queira incluir, tudo bem; só cuide para não poluir a imagem com muitas informações simultâneas.
3- Aproxime-se do assunto :
Digamos que todas aquelas pessoas e coisas continuem próximas à árvore que você deseja fotografar. Ok, você pode usar o zoom da sua câmera, mas a melhor opção é aproximar-se da árvore. Você verá que ficará mais fácil dar destaque à árvore, e ainda terá a seu dispor diferentes abordagens do assunto (poderá focalizar nas raízes da árvore e na terra ao seu redor, nas folhas da copa contrastando com o céu azul...).
4- Teste ângulos diferentes:
Não tenha medo! Agache-se, deite no chão, suba no muro.
Seu cachorro talvez saia mais interessante na foto se você se agachar na frente dele. Já que você não está gastando filme, tente vários ângulos diferentes: como eu já disse, o ponto de vista do fotógrafo sobre o objeto retratado faz toda a diferença numa imagem.
5- Iluminação :
Quanto a isso, não tem muito mistério. São três maneiras básicas de utilizar a iluminação:
- iluminação frontal: para destacar o assunto e obter uma imagem nítida
- iluminação por trás: para criar silhuetas
- iluminação lateral: mostra a textura do assunto fotografado.

0 comentários:
Postar um comentário